quarta-feira, 7 de junho de 2017

O álbum Sgt.Pepper's Lonely Hearts Club Band completa 50 anos - Lucy in the Sky with Diamonds

"Lucy in the Sky with Diamonds" é uma canção escrita principalmente por John Lennon e creditada a Lennon-McCartney, para o álbum Sgt Pepper Lonely Hearts Club.Este álbum se tornou o álbum mais vendido da década de 60 e permanece até hoje o álbum mais vendido de estúdio em países tão distantes como o Reino Unido e Índia. 
Origem
O filho de Lennon, Julian, inspirou a canção com um desenho feito na creche que chamou de "Lucy in the Sky with Diamonds". Logo após o lançamento da música, surgiu a especulação de que a primeira letra de cada palavra do título era  intencionalmente escrito LSD.Embora Lennon tenha negado isso, a BBC baniu a canção. 
Em uma entrevista de 2004, Paul McCartney disse que a canção é sobre LSD, afirmando: "Uma música como" Got to Get You Into My Life ", que é diretamente sobre o pote, apesar de todos perderam no tempo." "Day Tripper", diz ele, "essa é uma sobre o ácido. 'Lucy in the Sky", que é bastante óbvia.Há outros que fazem insinuações sutis sobre as drogas, mas, você sabe, é fácil superestimar a influência de drogas sobre os Beatles.
Arranjo
Grande parte da música está em compasso ternário simples (3/4 do tempo), mas o refrão é em 4/4 do tempo. A música modula entre as teclas musicais, usando a chave de um grande para versos, B ♭ importante para o coro pré-G e importante para o coro.É cantada por Lennon sobre um acorde cada vez mais complicado subjacente que apresenta uma tamboura ,interpretada por George Harrison, e uma melodia contada em órgão Lowrey interpretada por McCartney e gravada com um órgão especial soando "nada diferente de um celeste".  
Fitas da sessão inicial de gravação de 01º de março de 1967 desta canção revela que Lennon originalmente cantou a linha "Cellophane flowers of yellow and green" como uma frase quebrada, mas McCartney sugeriu que ele cantasse de forma mais fluida para melhorar a música.
 desenho original de Julian Lennon
Desenho de Julian
A inspiração de Lennon para a música veio quando seu filho, Julian, mostrou-lhe um desenho feito na creche que chamou de "Lucy in the Sky with Diamonds", que descreve sua colega, Lucy O'Donnell. Julian disse: "Eu não sei por que eu chamei-lhe ou por que se destacou de todos os meus outros desenhos, mas eu, obviamente, tinha uma afeição por Lucy nessa idade. Eu costumava mostrar tudo para o meu pai o que eu tinha construído ou pintado em escola, e esta desencadeou a idéia ... "Lucy Vodden née O'Donnell,em uma entrevista à rádio BBC em 2007, disse:" lembro-me de Julian e eu fazendo as duas imagens, atirando tinta um no outro, para o horror do atendente da sala de aula ... Julian pintou um quadro e naquele dia em particular de seu pai apareceu com o motorista para buscá-lo da escola ".Lennon disse que ficou surpreso com a idéia de que o título da música era uma referência oculta ao do LSD.
  
"Foi puramente inconsciente que veio a ser LSD. Até que alguém apontou, eu nunca sequer pensei nisso. Quero dizer, que jamais me preocupei em olhar para as iniciais de um título? Não é uma canção de ácido. A imagem foi Alice no barco.

fonte: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário