terça-feira, 23 de maio de 2017

Mal saiu a edição de 50 anos do Sgt Pepper e já está em 5º lugar


Uma semana antes de seu lançamento, o set de 50 anos da edição do Beatles "Sgt. Pepper "se classifica em 5º lugar na Amazon. Tem sido lá mais ou menos todos os dias no último mês. A caixa custa $ 117,99. A Capitol Records não lança números de pré-encomenda, mas esta taxa a caixa pode ser o número 1 da semana em que vai à venda. 
Vale a pena? Eu tenho escutado isto várias semanas agora e a resposta é "absolutamente que sim." E escuta, eu sou velho. Eu tenho o LP original,o Picture Disc, o LP de substituição, o CD original, o CD atualizado, o CD do conjunto das caixas estéreo e mono de 2009 e ainda a produção nesses discos é tão linda e superior,que eu coloquei todos esses de lado. 
Primeiro de tudo a própria caixa, fisicamente, é muito bem concebida. Além dos discos (quatro de áudio, dois de vídeo) há um livro substancial que conta a história do "Sgt, Pepper". Você também obter os cartazes originais. E os discos vêm em uma réplica do álbum original. 
O livro é bastante substancial, pelo caminho. Há tanta informação sobre a criação do álbum - incluindo registros de gravação e réplicas das letras originais - você não precisa comprar nenhum outro livro.
Mas é a música que me manteve ouvindo. O baixo de McCartney em "Lucy in the Sky", seu piano em "A Day in the Life", a contribuição geral de Lennon para manter o álbum balançando e não sempre empolgante (o que poderia ter acontecido), a bateria brilhante de Ringo e George.Além disso, a proeza de George Martin como guia do Fab Four aqui chega ao nirvana. 
Recentemente, eu tenho focado em "A Day In The Life." É uma obra-prima, é claro. Você sabe que a BBC proibiu a transmissão em 1967 por causa de "referências as drogas"? A carta para a EMI da BBC está incluída no livro. Eu estive escutando a mixagem mono, mas existe a "nova" mixagem estéreo e os outtakes. Você ouve isso e se pergunta como, 50 anos depois, nós viajamos para trás daqui musicalmente. É muito triste. "A Day In The Life" sobe a um nível que só damos a Bach, Beethoven e Mozart. Extraordinário. 
Duas outras características importantes do box set - a adição de "Penny Lane" e "Strawberry Fields Forever". Originalmente gravado para o álbum, eles se tornaram um single Uma vez que foram hits, os Beatles decidiram deixá-los de fora do "Sgt. Pepper "- que não tinha singles próprios. Agora chegam no final do CD mono, com versões de trabalho incluídas nos CDs "extras". É difícil dizer onde eles se encaixariam na seqüência atual neste ponto - em algum lugar antes do "Sgt. Pepper ", eu suponho. 
Como digo muitas vezes neste espaço, essas canções são histórias - cada uma delas é uma história, e é por isso que elas duraram e cresceram em importância. São histórias curtas e sabemos os nomes dos personagens - de Billy Shears aos netos Vera, Chuck e Dave, Lovely Rita, a empregada do metro, a menina que está saindo de casa, Sr. Kite e assim por diante. Se Bob Dylan poderia receber um prêmio Nobel, como os Beatles podem ser excluídos por este marco na história? "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club "é a própria definição da literatura.
Mais por vir ...
Texto:  Roger Friedman

fonte: Showbiz 411 

Nenhum comentário:

Postar um comentário