domingo, 6 de dezembro de 2015

O álbum Rubber Soul completa 50 anos - Norwegian Wood (This Bird Has Flown)

"Norwegian Wood (This Bird Has Flown)" é uma canção dos Beatles, que apareceu pela primeira vez em 1965 no álbum Rubber Soul.Creditada a Lennon/McCartney, foi escrita inicialmente por John Lennon.O primeiro exemplo de uma banda de rock ao usar uma cítara em uma de suas canções.Foi tocado por George Harrison e a canção é uma balada acústica com vocal melodioso de Lennon e harmonias .
Música
Harrison - que viria a ser fortemente influenciado pela cultura indiana e se tornaria um praticante da meditação transcendental - decidiu usar uma cítara, quando os Beatles gravaram a música em 12 e 21 de outubro de 1965. Como ele contou mais tarde:
"Durante as filmagens do filme Help! havia alguns músicos indianos em uma cena do restaurante e eu meio que brinquei com uma cítara então.Mas durante esse ano, no final do ano de qualquer maneira, eu continuava a ouvir o nome de Ravi Shankar. [...] Então, eu saí e comprei um disco e era isso. Senti-me muito familiar ao ouvir essa música.Foi nessa época que eu comprei uma cítara barata em uma loja chamada India Crafts,em Londres.Eu realmente não tinha descoberto o que fazer com ele. Quando nós estávamos trabalhando em Norwegian Wood precisava de alguma coisa, e era muito espontâneo, de que me lembro. Eu só peguei a minha cítara,encontrei as notas e apenas toquei.Nós mixamos e colocamos e pareceu bater no ponto"
A canção foi escrita em Mi Maior e é uma das poucas músicas dos Beatles em um compasso ternário.A versão alternativa do Anthology 2 está na escala de D maior.
Letra 
A letra da canção é sobre um caso extraconjugal que John Lennon estava envolvido, como sugerido no começo: "I once had a girl, or should I say, she once had me". Embora Lennon nunca revelou quem ele teve um caso,mas especula-se que era com a jornalista Maureen Cleave, ou Sonny Freeman.
Paul McCartney explicou o termo "Norwegian Wood" foi uma paródia sobre as paredes de pinho baratos do quarto de Peter Asher.
De acordo com Lennon,a letra era principalmente sua criação.Em 1980, Lennon mudou sua alegação, dizendo que "completamente minha música".Desde a morte de Lennon, no entanto,McCartney alegou que ele concebeu a idéia inicial para "Norwegian Wood", e contribuiu com a letras ao projeto inacabado de Lennon.Independentemente, foi Lennon que começou a escrever a canção em fevereiro de 1965, enquanto estava de férias em St. Moritz, nos Alpes suíços com sua esposa,Cynthia Lennon, e George Martin.
Em uma conferência de imprensa em Los Angeles em 24 de agosto de 1966,eles brincaram  sobre a  idéia da música:
Repórter: Eu gostaria de dirigir essa pergunta aos srs. Lennon e McCartney. Em um artigo recente, a revista Time e eles se referem "Day Tripper", como sendo sobre uma prostituta ...
Paul: Oh yeah.
Repórter: ... e "Norwegian Wood" como sendo sobre uma lésbica.
Paul: Oh yeah.
Repórter: Eu só queria saber qual foi a sua intenção quando você escreveu, e qual é o seu sentimento sobre a crítica da revista Time.
Paul: Nós estávamos apenas tentando escrever canções sobre prostitutas e lésbicas, isso é tudo.
Gravação
O primeiro take de "Norwegian Wood", sob o título de trabalho "This Bird Has Flown", foi gravado em 12 de outubro 1965,na EMI Studios, em Londres, com George Martin produzindo a sessão.
Depois de completar "Run for Your Life" e uma extensa sessão de ensaio, o grupo gravou a faixa básica,com dois violões de 12 cordas acústicas,baixo e um som fraco de pratos, em um take. Harrison introduziu a cítara na gravação,no take e o engenheiro de som Norman Smith recorda a dificuldade de gravar a cítara,dizendo:. "É muito difícil de gravar porque tem um monte de picos desagradáveis ​​e uma forma de onda muito complexa.Meu medidor estava indo para a direita para o vermelho,distorcendo.Eu poderia ter usado um limitador, mas isso significaria perder a qualidade sonora. "Além disso, os vocais de Lennon tiveram um overdub e dobrado no final de cada linha, em cada verso. Esta versão foi projetada como um número de comédia, exibindo um som  tipo folk,com destaque para os vocais,juntamente com uma conclusão incomum da cítara.No entanto, a banda estava insatisfeito com a música e queriam voltar a trabalhar nove dias depois.A versão original de "Norwegian Wood" finalmente viu o seu primeiro lançamento no Anthology volume 2
Os Beatles novamente voltaram a trabalhar na música na EMI Studios em 21 de outubro 1965 para realizar três takes,incluindo a master.O segundo take a introdução de uma abertura foi gravado a cítara dobrada que complementou melodia acústica de Lennon.Mas mesmo assim,o take não foi considerado adequado para overdub, então a banda se desfez dele, e reavaliou o arranjo.No terceiro take, a canção sob o título "Norwegian Wood", e o grupo levantou originalmente de D maior para E maior.Depois, os Beatles pularam a seção rítmica, e decidiram pular para a master.Ao todo, a seção rítmica foi toda acústica, com a banda chegando num estilo folk.

fonte: Wikipedia 

Um comentário:

  1. Essa música é uma obra-prima em todos os sentidos! Uma das minhas preferidas!

    ResponderExcluir