segunda-feira, 23 de março de 2015

Há 50 anos,os Beatles filmaram em Salzburgo

Os amantes da música em Salzburgo comemoraram um aniversário muito especial na sexta-feira passada.O desembarque dos Beatles há exatos 50 anos no dia 13 de março de 1965 onde os Beatles ficaram nove dias em Obertauern (Pongau) para filmar as cenas do filme "Help!".
foto c) Christian Skrein (Salzburg Museum) 
No sábado 13 de março de 1965, os Beatles desembarcaram em vôo especial da British Airways às 14:10,em Salzburgo. Mas entre os 5.000 espectadores que gritavam pelos Beatles,havia uma parte pequena com um faixa "Beatles Go Home" e cartazes. O estilo e penteados dos Beatles aqueceu os ânimos. 100 policiais acompanharam a chegada. 
foto c) Christian Skrein (Salzburg Museum) 
Albert Hartinger que é professor de música,lembra do protesto "Não somos contra os Beatles e a música dos Beatles. Nosso objetivo era protestar contra esta histeria em massa. Eu ainda tenho uma sensação ruim quando as pessoas são aplaudidas tão descontroladamente.O local estava tão cheio que eu acho que os Beatles nem peceberam o protesto!"
  foto c) Christian Skrein (Salzburg Museum)
Cem policiais estavam prontos,incluindo canhões de água.A histeria foi grande."Quando a manifestação acabou, eu peguei a minha moto e fui para a cidade.E realmente, lá estavam eles, no saguão do hotel e se sentaram para uma coletiva de imprensa. Quando um dos quatro virou,e as meninas começaram a gritar" 
foto c) Christian Skrein (Salzburg Museum)
"Tal coisa Salzburgo nunca experimentou!", Escreveu o "Salzburger Nachrichten". Mais tarde, em pé no "espelho" na conferência de imprensa que houve perguntas e respostas sem sentido entre os jornalistas e os Beatles como "O que você sabe sobre Mozart?" John Lennon respondeu "Mozart? Maravilhoso.Como ele está.?" 
foto c) Christian Skrein (Salzburg Museum) 
Á noite viajaram para Obertauern e na antiga estalagem Kreuzbergmaut em Bischofshofen (Pongau) eles pararam para descansar para comerem sanduíches de salsicha e coca-cola.
E por lá ficaram 9 dias filmando as cenas nos Alpes para o filme Help!

fontes:  Salzburger Nachrichten (photos) e Die Presse (photos) e Salzburg ORF,at (photos & video)

Nenhum comentário:

Postar um comentário