domingo, 15 de dezembro de 2013

O Álbum Branco completa 45 anos - faixa Sexy Sadie

"Sexy Sadie" é uma canção dos Beatles composta por John Lennon, creditada a dupla Lennon-McCartney, e lançada no álbum The Beatles ou "Álbum Branco" de 1968. É uma canção inspirada na suposta traição do guru Maharishi Mahesh Yogi para John Lennon.
Origens da Criação 
Os Beatles deixaram Rishkesh antes do previsto, com Paul McCartney e Ringo Starr indo primeiro e John Lennon e George Harrison partindo juntos dias depois.
De acordo com os relatos, Lennon teria partido após ouvir rumores de que o guru Maharishi teria dado uma cantada em Mia Farrow, atriz que estava junto ao grupo e, além disso, que ele mantinha relações sexuais com suas discípulas. Mia disse em entrevista anos depois que pode ser que ele tenha se insinuado, como ela também poderia ter interpretado mal o abraço de um homem santo. A meditação pregava que eles eram “homens acima do sexo.” 
Após a partida de Paul e Ringo, um “amigo” que Lennon conheceu na Grécia chamado Alexis Mardas vulgo “Magic Alex," apareceu em Rishkesh e ficou completamente enciumado com a influência que o guru exercia sobre eles principalmente sobre John e espalhou esses boatos maldosos sobre Maharishi. Lennon queria tirar satisfações com o guru, porém Alex sabiamente impediu com palavras venenosas que isso acontecesse. Alguns rumores apontam que ele fez isso após Lennon revelar que os Beatles iriam desviar uma fatia de seus lucros para o Ashram de Maharishi. Segundo Paul: “Foi Magic Alex quem fez as primeiras acusações, o que eu acho que foram completamente falsas.” 
Ao deixar o retiro, John completamente frustrado, começou a cantarolar alguns versos de uma canção que vinha bolando durante a maçante viagem rumo à Nova Delhi: “Maharishi, what have you done?” (Maharishi, o que você fez?) George entendia de onde vinha aquele sentimento, porém, disse “que seria ridículo difamar o nome do guru em praça pública, era uma coisa inapropriada e ele não queria seu nome relacionado a aquilo.” Então sugeriu um nome fictício: “Que tal Sexy Sadie?” Após isso, George foi para Madras, no sul da Índia com sua esposa e Lennon voltou para a Inglaterra a fim de trabalhar na canção.
Letra 
Lennon disse uma vez sobre a canção: “Aquilo foi inspirado em Maharishi. Eu a escrevi com as malas prontas para sair de lá. Foi a última coisa que escrevi na Índia. Eu apenas o chamei de ‘Sexy Sadie,’ ao invés de cantar “Maharishi, what have you done, you made a fool...” (Maharishi, o que você fez, você fez de bobo...) Eu apenas estava usando a situação pra escrever uma canção, friamente calculada, no entanto, expressando o que eu sentia. Eu estava deixando Maharishi com um gosto amargo. Sabe, parece que as coisas pra mim são sempre não tão legais quanto eu gostaria que fosse.” 
Na letra Lennon fala explicitamente sobre seu desapontamento, dizendo “Sexy Sadie, o que você fez? Você fez todo mundo de bobo, você quebrou as regras, o mundo estava apenas esperando por você.”
E questiona: “O quanto grande você acha que é?”

Segundo Paul McCartney no livro “Many Years From Now” de Barry Miles 
“Foi um grande escândalo. Maharishi tentou sair com uma das garotas. Eu disse, ‘Diga-me o que aconteceu?’ John disse, ‘Lembra daquela Americana loira de cabelo curto?’ Referindo se a Mia Farrow, eu disse, ‘Sim, e daí?’ John disse, ‘Então, Maharishi tentou pegar ela’ Então eu disse, ‘Sim, e o que tem de errado nisso?’ Ele disse, ‘Bem, você sabe, ele é apenas um velho tarado igual a qualquer um, porque iríamos seguir um tipo desses!?’ Eles estavam escandalizados. E eu estava quase chocado como eles; Eu disse, ‘Mas ele nunca disse que ele era Deus. Na verdade, muito pelo contrário, ele disse, ‘Não me tratem com Deus, eu sou apenas um professor de meditação.’ Não havia nenhum trato sobre não tocar em mulheres ali, certo? Não havia votos de castidade envolvidos. Então eu pensei que era apenas uma desculpa para eles deixarem o centro de meditação.”
Gravação 
Os Beatles gravaram uma versão demo de “Sexy Sadie” na casa de George Harrison em Esher em maio de 1968, com outras 22 canções para o “Álbum Branco.”
Embora o título original tenha sido “Maharishi,” nunca foi gravada com esse nome. Durante a primeira sessão de “Sexy Sadie,” em 19 de julho de 1968, Lennon demonstrou para McCartney como foi a concepção original: 
“You little twat/who the fuck do you think you are? /who the fuck do you think you are? /oh, you cunt.” (“Seu safado/ que porra você pensa que é? /que porra você pensa que você é? / Oh, seu tarado.”) 
Os Beatles gastaram muito tempo da sessão de ensaios e gravação de "Sexy Sadie", no Abbey Road Studios e gravaram 21 tapes da canção. De acordo com Lewisohn, variavam de 5 a 8 minutos. O take seis desse dia está presente no disco “Anthology 3” de 1996. Mais lento do que o original e apenas com o órgão, a guitarra, vocais e bateria. O grupo voltou a trabalhá-la em 24 de julho, gravando mais 23 takes. Nenhum desses foi usado, então em 13 de agosto eles fizeram a terceira tentativa. Gravaram 8 takes, na qual se formaram a base das canções. Foi completado em 21 de agosto com Lennon gravando outro vocal e órgão, baixo, tamborim e duas sessões de vocais de apoio foram adicionadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário