quinta-feira, 7 de junho de 2012

Primeira sessão de gravação dos Beatles em Abbey Road faz 50 anos

Exatamente dia 6 de junho de 1962 foi a data da primeira visita histórica a EMI Studios em 3 Abbey Road, St John Wood, em Londres.
Estando no estúdio 2 das 19 horas até as 22 horas, que atuaram tanto como teste em uma sessão de gravação e apropriada.Primeiramente funcionou através de um número de músicas, e depois gravaram 4 músicas.Os números precisos de takes são desconhecidos, mas que foram gravadas na seguinte ordem: Besame Mucho, Love Me Do, PS I Love You e Ask Me Why. 
A maioria da documentação para a sessão foi destruída, mas sabemos que foi produzido por George Martin com o assistente de Ron Richards, e foi a única sessão na EMI a apresentar Pete Best na bateria, quando a banda retornou ao Abbey Road em 4 de Setembro, Ringo Starr era o novo baterista do grupo. 
Ron Richards estava inicialmente encarregado da sessão - George Martin acabou trazendo o engenheiro Norman Smith que ficou impressionado com a qualidade de Love Me Do.
Smith instruiu o operador de fita Chris Neal para buscar Martin, que assumiu o resto da sessão. Depois disso, ele convidou-os para a sala de controle para conversar e ouvir a reprodução. 
"Demos-lhes um longo discurso sobre o seu equipamento e que teria de ser feito sobre isso se eles se tornassem artistas. Eles não disseram uma palavra, nem uma palavra, nem sequer acenaram com a cabeça em concordância. Quando ele terminou, George disse: 'Olha, eu coloquei para vocês um tempo, você não responderam.Há algo que vocês não gostam? "Lembro-me de todos eles se olharem um para outro por um longo tempo, arrastando os pés, em seguida, George Harrison deu um longo olhar para George Martine e disse: 'Sim, eu não gosto da sua gravata! "Isso quebrou o gelo para nós e para os próximos 15-20 minutos eram puro entretenimento. Quando saíram para ir para casa de George e eu sentei lá dizendo: 'Ufa! O que você acha desse lote, então? Eu tinha lágrimas escorrendo pelo meu rosto." disse Norman Smith para o livro The Complete Beatles Recording Sessions, Mark Lewisohn
Somente as gravações de Besame Mucho e Love Me Do sobreviveram até hoje - o primeiro foi descoberto em uma coleção particular na década de 80, e o último em 1994. Ambos aparecem no álbum Anthology volume 1. 
As outras gravações foram destruídas depois que foi decidido que nada a partir da sessão poderia ser lançado comercialmente - uma prática incomum na década de 60.

fonte: http://www.beatlesbible.com/1962/06/06/the-beatles-first-abbey-road-recording-session/

Nenhum comentário:

Postar um comentário