domingo, 6 de novembro de 2011

As 100 melhores músicas dos Beatles - 7º lugar Hey Jude

Escritor principal: McCartney
Gravada: 29 de julho-01 de agosto de 1968
Lançado em: 26 de agosto de 1968
19 semanas, nº. 1 como single
"Hey Jude" foi inspirado no filho de John e Cynthia de cinco anos, Julian. "Paul e eu costumavámos sair um pouco - mais do que meu pai e eu fizemos", disse Julian.
McCartney foi visitar Cynthia depois que ela tinha se separado de Lennon, e ele estava pensando em Julian no momento lá. "Eu estava saindo do meu carro, apenas vagamente cantando essa música", McCartney disse: "e era como, 'Hey, Jules....» E então eu pensei num nome melhor que era Jude.Um pouco country & western para mim. " As linhas iniciais eram "uma mensagem de esperança para Julian:" Vamos, cara, seus pais se divorciaram eu sei que você não está feliz, mas você vai ficar bem.'"
"Hey Jude" também pode ser ouvida como música de McCartney de consolação a si mesmo como seu relacionamento com Jane Asher que estava terminando e, como futuro dos Beatles que estava ficando cada vez mais incerto. A canção foi gravada no meio das sessões do Álbum Branco, que eram atormentados por luta dentro da banda e aumenta a alienação como os compositores individuais começaram a tratar os outros Beatles como acompanhantes em suas canções - se eles usaram-los em tudo. McCartney, George Harrison e Ringo Starr se ressentiam da presença constante da nova namorada de John, Yoko Ono, no estúdio.O engenheiro Geoff Emerick encontrou disputas tão desagradáveis que ele saiu. George Martin, também se extinguiu a partir da insignificância e da execução entre os Beatles individuais na gravação simultaneamente em estúdios separados, abandonando as sessões para tirar férias, deixando a produção do álbum por várias semanas para seu assistente Chris Thomas. Depois de perder a paciência, Ringo Starr deixou a banda por duas semanas (o primeiro membro da banda a sair do Beatles).
Quando Lennon ouviu pela primeira vez "Hey Jude", ele amou - ele pensou McCartney estava cantando para ele, sobre seu relacionamento com Yoko Ono e as tensões sobre a parceria Lennon-McCartney. (Contribuição de Lennon para a música veio quando McCartney apontou uma linha local titular no quinto verso: "The movement you need is on your shoulder." Lennon insistiu para deixá-lo tal como está "Essa é a melhor linha nele!" Ele. . disse) chamando "Hey Jude",de uma das "obras-primas" de Paul, Lennon disse em 1980: "Eu sempre ouvi-lo como uma canção para mim ...Yoko entra em cena.Ele está dizendo:" Hey, Jude -..... hey , John. " Subconscientemente ele estava dizendo, 'Vá em frente, deixe-me'. "
A banda contratou uma orquestra de 36 peças para a sessão, os músicos clássicos foram incentivados a cantar e bater palmas junto com a canção, para dobrar sua taxa usual. Um músico não iria junto. "Eu não vou bater palmas e cantar uma música sangrenta de Paul McCartney '", Martin lembrou-se dele dizendo. "Ele disse que seu cartão do sindicato dizia que ele era um violinista, e ele saiu do estúdio. Para espanto de todos." Houve outros problemas também: McCartney teve que dizer a Harrison atenuar sua guitarra, que foi atravancando os versos. (Harrison "não era em que eu estava dizendo", disse McCartney. "Era mandão, mas isso também me encorajou, porque eu poderia ter me curvado à pressão.") E quando chegou a hora de gravar o take master , McCartney não tinha percebido que Ringo estava no banheiro. Felizmente, os tambores foram gravados mais tarde em "Hey Jude".
O refrão final passa para um total de quatro minutos, ainda mais do que os versos, que no relógio a pouco mais de três minutos. A banda não tinha planejado isso dessa forma, mas McCartney estava se divertindo "Eu simplesmente não iria parar de fazer isso" Judy Judy Judy - wooow! " disse ele. "Cary Grant em fogo!"
"Hey Jude" foi o primeiro lançamento pelo selo do grupo Apple Records. Ele passou nove semanas no número um, segurando o primeiro lugar mais do que qualquer outra canção dos Beatles. Foi também a mais longa canção dos Beatles até aquele ponto, marcando sete minutos e 11 segundos. Martin opuseram ao seu comprimento, alegando que a rádio não iria tocar a música. "Eles vão se somos nós", Lennon disparou de volta.

fonte:http://www.rollingstone.com/music/lists/100-greatest-beatles-songs-20110919/hey-jude-19691231

Nenhum comentário:

Postar um comentário