segunda-feira, 7 de novembro de 2011

As 100 melhores músicas dos Beatles - 5º lugar In My Life

Escritores: Lennon-McCartney
Gravada: 18 e 22 de outubro de 1965
Lançado em: 6 de dezembro de 1965
Lançada no álbum Rubber Soul
"In My Life" representou um avanço crucial para John Lennon - bem como uma luta criativa.A música começou com uma pergunta:. Durante uma entrevista em março de 1964 Lennon, o jornalista Kenneth Allsop perguntou por que ele não tinha escrito letras mais sobre sua vida e experiências. "Eu tinha um tipo de atitude como compositor profissional para escrever canções pop", Lennon disse a Rolling Stone em 1970. "Gostaria de escrever [livros como] In His Own Write, para expressar minhas emoções pessoais. Eu teria um John Lennon escritor, que escreveu músicas para o mercado de carne. Eu não considero que eles tenham qualquer profundidade em tudo. Eram apenas uma piada. "
Tomando crítica de Allsop de coração, Lennon escreveu um longo poema sobre pessoas e lugares do seu passado, tocando em pontos de referência como Liverpool,Penny Lane, Strawberry Field e Menlove Avenue. "Eu tinha um conjunto completo de letras depois de lutar com uma versão jornalística de um centro de viagem em um ônibus, nomeando todos os locais", disse ele. Quando ele leu o poema depois, porém, "foi a canção mais chata 'What I Did on My Holidays', e ele não estava trabalhando. Mas então eu coloquei de volta, e essas letras começaram a vir-me sobre os lugares que eu lembro . "
O que aconteceu depois é uma disputa que nunca será resolvido. "In My Life" é um de apenas um punhado de canções de Lennon-McCartney onde os dois discordaram fortemente sobre quem escreveu o quê:. Segundo Lennon, "A letra inteira já estava escrita antes mesma de Paul ouvir a sua contribuição melodicamente que foi a harmonia e os oito do meio. " De acordo com McCartney, Lennon, basicamente, teve o primeiro verso feito. Em uma de suas sessões de escrita na propriedade de Lennon Weybridge, os dois meticulosamente reescreveram a letra, tornando-os menos específicos e mais universal. (Algumas das linhas de Lennon, como sua referência ao falecido Stu Sutcliffe, dos Beatles ex-baixista, em "alguns estão mortos e alguns estão vivos", continuou.) McCartney também diz que escreveu a melodia no Mellotron de Lennon, inspirado por Smokey Robinson , bem como a figura gentil de abertura da guitarra.
Independentemente da sua verdadeira autoria, "In My Life" representou a evolução de Lennon como um artista. "Eu comecei a ser eu sobre as músicas, não escrevê-las objetivamente, mas subjetivamente", disse Lennon. "Acho que foi Dylan que me ajudou a perceber que - não por qualquer discussão nem nada, mas ao ouvir o seu trabalho." Os Beatles eram grandes fãs de Dylan no início de 1964, tocando The Freewheelin 'de Bob Dylan sem parar entre os shows. Quando Dylan visitou os Beatles em Nova York naquele mês de agosto, ele apresentou a famosa maconha. (Ele pensou que os Beatles já eram fumantes de maconha, depois de ter ouvido mal as letras "I can't hide" em "I Wanna Hold Your Hand", como "I get high.") Dylan e a maconha seriam grandes influências que levaram os Beatles fora do seu período de Moptop e sobre a sua primeira obra-prima de Rubber Soul.
Antes desse álbum, "Nós estávamos escrevendo músicas à la Everly Brothers e Buddy Holly," Lennon disse, "canções pop sem uma reflexão maior para eles do que isso." Ele justamente chamou "In My Life" "a minha primeira peça real e importante de trabalho. Até então, tudo tinha sido superficial e descartável."

fonte:http://www.rollingstone.com/music/lists/100-greatest-beatles-songs-20110919/in-my-life-19691231

2 comentários:

  1. esse clip do anthology somado á música,putz,mexe muito comigo,realmente é de chorar.e eu choro.e muito.Não sei pq cheguei aos 3.0 de idade esse ano,mas estou mais chorão,mais sensível,um cara mais reflexivo,e essa canção enfim,tanta gente q passou na minha vida e está passando e q ficaram,me marcaram,ai,ai....E consequentemente,os Beatles ganham um significado ainda maior e cada vez maior em minha vida.By Thiago Trota.

    ResponderExcluir
  2. Mexe com várias pessoas Thiago!John sabia passar isso para as suas músicas.
    E bom que somos sensíveis pois o mundo não está nem um pouco!

    ResponderExcluir