sexta-feira, 28 de outubro de 2011

As 100 melhores músicas dos Beatles - 25º lugar Here,There and Everywhere

Escritor principal: McCartney
Gravada: 14,16 e 17 de junho de 1966
Lançado em: 08 de agosto de 1966
Lançada no álbum Revolver
Um paradoxo do Revolver: Ele marca o período em que os Beatles começaram a explorar grande possibilidades criativas do estúdio de gravação, mas ao mesmo tempo,contém alguns dos mais simplificados no catálogo do grupo - entre eles o amor de McCartney radiante com a canção "Here, There and Everywhere". McCartney escreveu na casa de Lennon, em Weybridge enquanto esperava por Lennon acordar. "Sentei-me à beira da piscina em uma das cadeiras de sol com meu violão e começei a dedilhar em E," McCartney lembrou. "E em breve tinha alguns acordes, e eu acho que pelo tempo que ele tinha acordado, eu tinha escrito uma música bonita, então levamos dentro de casa e terminamos-a." McCartney citou Pet Sounds dos Beach Boys "como sua principal influência para" Here, There and Everywhere ". McCartney tinha ouvido o álbum antes que ele foi lançado, em uma festa em Londres, em Maio de 1966, e ficou encantado.
a seqüência da melodia tem influência de Brian Wilson,através de três chaves relacionadas e as modulações - particularmente a uma na linha de "changing my life with a wave of her hand" - habilmente sublinhado a letra, inspirada por McCartney para namorada, a atriz Jane Asher. (O casal, cujas carreiras muitas vezes levaram as separações prolongadas,onde iriam separar em julho de 1968.) Quando George Martin ouviu a melodia, ele convenceu os músicos a cantarem junto, em quarteto, por trás do vocal principal. "As harmonias em que são bem simples", lembrou Martin. "Não há nada de muito inteligente, sem contraponto, harmonia em bloco apenas em movimento. Muito simples... Mas muito eficaz."
McCartney tem repetidamente identificado como uma das suas melhores composições, um sentimento ecoado pelo seu parceiro de composições: Lennon disse a Playboy em 1980 que era "uma das minhas músicas favoritas dos Beatles."
O grupo passou três dias no estúdio trabalhando sobre a canção, um tempo anormalmente longo para uma única faixa durante este período. Depois de concordar em uma faixa de ritmo satisfatório, a banda fez backing vocals, em seguida, McCartney gravou seu vocal - que teve uma inspiração surpreendente. "Quando eu cantei no estúdio, eu me lembro de pensar: 'Eu vou cantá-la como Marianne Faithfull' - algo que ninguém jamais saberia", disse ele. "Eu usei uma voz em falsete e quase duas vezes a rastreamos. É a minha cover de Marianne Faithfull."

fonte:http://www.rollingstone.com/music/lists/100-greatest-beatles-songs-20110919/here-there-and-everywhere-19691231

Nenhum comentário:

Postar um comentário