domingo, 20 de fevereiro de 2011

Um anônimo na capa do "Abbey Road"

Imagine um dia você decidi passear pelas ruas de Londres em um dia ensolarado,raro de acontecer por lá e vai conhecer os alguns pontos turísticos e percebe que sem querer acabou ficando para história da música.Isso aconteceu com Paul Cole que aparece em uma das fotos mais famosas do século 20 e, mesmo assim, não era muito conhecido. Ele pode ser visto na capa do álbum "Abbey Road", em pé, logo atrás dos BEATLES, observando-os.
Em uma entrevista dada em 2004 ao jornal "Scripps Treasure Coast", Cole explicou como ele foi parar ali, naquele exato momento.
De férias em Londres com a esposa, Cole, então morador de "Deerfield Beach", declinou o convite de sua mulher para entrar em um museu na famosa rua. "Eu disse a ela que já havia visitado museus suficientes e continuei: 'Você vai lá, dê uma olhada, não tenha pressa e eu ficarei aqui para ver o que está acontecendo do lado de fora'".
Estacionado do lado de fora, estava um carro da polícia. "Eu gosto de puxar papo com as pessoas", Cole disse. "Eu saí do museu e havia um policial sentado na sua viatura. Eu comecei a conversar com ele. Eu estava fazendo algumas perguntas sobre Londres, o controle do tráfego, coisas desse tipo. Só matando o tempo."
Eram 10 da manhã do dia 8 de agosto de 1969. O fotógrafo Iain McMillan estava em uma escada portátil no meio da rua, fotografando os BEATLES enquanto atravessavam, em fila única, a "Abbey Road". John Lennon em seu famoso terno branco, Paul McCartney descalço. A sessão de fotos durou apenas 10 minutos.
"Aconteceu de eu levantar os olhos e ver aqueles caras atravessando a rua, como uma linha de patos", Cole lembrou. "Um bando de malucos, eu os chamei assim, porque eles tinham um visual bem radical para a época. Não se andava em Londres com os pés descalços."
Mais ou menos um ano depois, Cole notou, pela primeira vez, o disco "Abbey Road" no toca-discos da família. Sua esposa estava aprendendo a tocar a canção "Something", de George Harrison, no órgão. Ao ver a foto de McMillan na capa do álbum, Cole se supreendeu.
"Eu estava com um casaco novo e tinha acabado de comprar um novo par de óculos", ele disse. "Eu tive que convencer meus filhos que era eu na foto. Eu disse para eles, 'Peguem a lupa, crianças, e vocês verão que sou eu.'"
* Paul Cole, vendedor aposentado, faleceu aos 96 anos em Pensacola, no dia 13 de fevereiro de 2008.

fontes:http://whiplash.net/materias/curiosidades/124712-beatles.html e http://www.tcpalm.com/news/2008/feb/15/30gtpaul-cole-man-on-beatles-abbey-road-cover/

Nenhum comentário:

Postar um comentário